Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

No dia 26 de agosto, os alunos da Escola de Ensino Rural Ministro Luiz Gallotti e do Centro Educacional São João do Oeste tiveram a oportunidade de participar de uma aula especial do Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A aula, ministrada pela médica-veterinária Mallu Jagnow Sereno, do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, abordou temas essenciais como a inspeção de produtos de origem animal, com ênfase nos microrganismos, cuidados com a higiene na obtenção de alimentos e a importância de uma alimentação segura.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

Além da teoria, o médico-veterinário da Unidade Veterinária Local (UVL) de Itapiranga e responsável pelo Projeto no Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Jonathan de Bittencourt Goudinho, junto aos professores da Unidade Central de Educação Fai Faculdade (Uceff) puderam proporcionar aos alunos uma atividade prática enriquecedora no laboratório de microbiologia. Orientados pela professora Milena Tomasi Bassani, da Uceff, e por Mariane Schimuneck, Secretária do Programa Uceff na Escola e do Programa Uceff Portas Abertas, as crianças observaram lâminas de bactérias gram-positivas e gram-negativas ao microscópio. A atividade incluiu ainda visitas ao insetário da instituição e ao laboratório anatômico veterinário, proporcionando uma experiência completa e interativa de aprendizado.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

O Projeto Sanitarista Junior é uma iniciativa da Cidasc que visa educar e conscientizar jovens estudantes sobre a importância da sanidade animal e vegetal, bem como das práticas de higiene e segurança dos alimentos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para a promoção da saúde pública.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br 

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500