O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de São Lourenço do Oeste realizou, no mês de agosto, atividades voltadas à defesa sanitária vegetal e à agricultura de precisão. As ações aconteceram nas escolas dos municípios de Irati, Coronel Martins e São Bernardino, em parceria com o Projeto Sanitarista Junior.
As atividades foram conduzidas pelos engenheiros-agrônomos Günther Halmann, Diogo Antônio Deoti e Nadhine Nostrani Cabral, que compartilharam com os alunos as diversas atribuições de um engenheiro-agrônomo na Cidasc. Entre os temas abordados, destacou-se o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) na aplicação de defensivos agrícolas, essencial para garantir a segurança no campo.
Além disso, as aulas trouxeram uma abordagem prática sobre a agricultura de precisão. Durante as atividades, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o uso de drones agrícolas, um dos principais avanços tecnológicos na aplicação de defensivos. Um engenheiro-agrônomo, proprietário de uma empresa registrada na Cidasc, especializada em pulverização com drones, foi convidado a demonstrar a tecnologia, seguindo todos os protocolos de segurança.
A Cidasc é responsável pelo registro e fiscalização desse tipo de prestador de serviços, garantindo que as atividades sejam realizadas de forma segura e eficiente. A demonstração do drone agrícola impressionou não apenas os participantes do Projeto Sanitarista Junior, mas também todos os alunos das escolas que, a pedido das professoras, puderam acompanhar a prática.
O Projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pela Cidasc, busca aproximar os jovens da realidade da defesa agropecuária, promovendo conscientização e conhecimentos que vão desde a segurança alimentar até o uso de tecnologias no campo.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Colaboração: Nadhine Nostrani Cabral, engenheira-agrônoma da Cidasc de São Lourenço do Oeste.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500