Foto: Departamento Regional de Mafra/Cidasc

Nesta quarta-feira, o Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira Costa, do munícipio de Rio Negro/PR, recebeu os profissionais do Departamento Regional de Mafra da Cidasc para uma palestra para estudantes do último ano do ensino técnico. O tema foi o trabalho do técnico agrícola no comércio de agrotóxicos e nas atividades de defesa sanitária vegetal. 

Os jovens que assistiram à palestra estão na fase final de seus estudos e devem ingressar no mercado de trabalho no próximo ano. São 91 alunos, distribuídos em três turmas, muitos dos quais são oriundos de municípios do Planalto Norte Catarinense, pois a escola está próxima à divisa entre os dois estados. 

Os engenheiros-agrônomos da Cidasc Gabriel Claudino Schuhli e Francieli Marmentini Schuhli orientaram esses futuros profissionais quanto às atividades que podem ser desenvolvidas por eles, bem como as responsabilidades que vêm atreladas a esta atuação. Por ser uma região com grande produção de cereais, a emissão de receituários agronômicos é uma das demandas que os técnicos agrícolas atendem. 

Tendo em vista esta realidade, durante a palestra houve um exercício prático de preenchimento do receituário agronômico. As informações utilizadas eram de casos fictícios, mas que permitiam contemplar todas as exigências legais e tópicos necessários para a emissão do documento em uma situação real. 

Foto: Departamento Regional de Mafra/Cidasc

“Acredito que essas palestras orientarão esses futuros profissionais em suas referidas áreas de atuação, enfatizando a importância da educação sanitária atrelada à responsabilidade que terão enquanto agentes técnicos e prestadores de serviços no setor da agropecuária”, diz a engenheira-agrônoma Francieli Marmentini Schuhli. Ela observou que os estudantes estavam bastante interessados nos temas apresentados e fizeram diversos questionamentos. 

Esta ação educativa e de preparação para o mundo do trabalho foi possível pela parceria entre a Cidasc e a escola, que foi muito receptiva à participação dos profissionais da companhia.  O Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira Costa tem 88 anos de atuação, oferecendo estudo em período integral, com disciplinas técnicas, proporcionando a interação com a realidade da agropecuária.

O colégio conta com uma fazenda escola dividida em vários setores. Na área da agricultura, os alunos aprendem sobre grandes culturas, horticultura e fruticultura e na de pecuária,  têm contato com animais de pequeno, médio e grande porte. A escola técnica conta ainda com uma estrutura de agroindústria para beneficiamento dos alimentos produzidos no colégio.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500