Foto: Ascom/Cidasc.

Em alusão ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) promoveu uma palestra sobre “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, no dia 25 de setembro, em Florianópolis. O evento, realizado na sede da Associação dos Empregados da Cidasc (Afec), contou com a participação da psicóloga Rafaela Luiza Trevisan, membro da Equipe Multiprofissional de Saúde do Servidor (EMSS) da Secretaria de Estado da Administração (SEA).

Foto: Ascom/Cidasc.

Durante a palestra, Rafaela abordou a importância do cuidado com a saúde mental e destacou estratégias para identificar sinais de alerta em pessoas que possam estar enfrentando problemas emocionais. Ela enfatizou que frases como: “não aguento mais” ou a falta de autocuidado podem ser indicativos de sofrimento emocional, alinhando-se aos objetivos da campanha do Setembro Amarelo.

Foto: Ascom/Cidasc.

A psicóloga apresentou dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e reforçou a importância de estar atento a sinais verbais e comportamentais, como expressões de desespero (“gostaria de sumir”, “sinto uma dor que não passa”), mudanças bruscas de comportamento, isolamento social e perda de interesse em atividades cotidianas. Ela destacou a necessidade de escutar quem está em sofrimento, sem julgamentos e com empatia, além de incentivar a busca por ajuda profissional.

Foto: Ascom/Cidasc.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), praticamente todos os casos registrados têm relação com doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas inadequadamente, como depressão e transtorno bipolar.

Entre os fatores de risco, a ABP lista:

  • Diagnóstico de doenças psiquiátricas
  • Tentativas prévias de suicídio
  • Histórico familiar de comportamento suicida
  • Presença de outros comportamentos autolesivos
  • Abuso e dependência de álcool e outras drogas
  • Abuso sexual na infância
  • Comportamento impulsivo

Onde buscar ajuda?
Para quem busca suporte, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento através das Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende gratuitamente pelo número 188, oferecendo apoio emocional 24 horas por dia. O cuidado com a saúde mental é essencial, e a prevenção ao suicídio é um compromisso de todos.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500