Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Regional de Caçador, realizou, no dia 26 de setembro, uma fiscalização volante de trânsito na Rodovia SC-350, nas proximidades do Parque Municipal de Exposições de Caçador. A ação teve como objetivo assegurar a conformidade das cargas e da documentação de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, além de insumos agrícolas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Durante a operação os veículos foram abordados para a verificação de rotina, sendo os seus condutores orientados sobre os procedimentos legais necessários para o transporte de tais produtos. A equipe de fiscalização foi composta pelo engenheiro-agrônomo Sergio Omar de Oliveira, o médico-veterinário Rafael Zardo, o técnico agrícola Alberto Ricardo Stefeni e o gestor regional da Cidasc em Caçador, o médico-veterinário Luís Felipe Sperry Bratti. A operação contou ainda com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), representada pelo sargento André Kindermann, soldado Samira Casagrande, soldado Rafael Nascimento e cabo João Paulo Gomez.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Irregularidade identificada e destino adequado da carga

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Durante a fiscalização, foi abordado um veículo utilitário sem refrigeração transportando produtos de origem animal embalados e rotulados. No entanto, o veículo foi rechaçado e destinado a origem, sendo a médica-veterinária do estabelecimento frigorífico informada do ocorrido para fiscalização, reinspeção das condições de temperatura dos produtos e providências necessárias, conforme previsto na legislação vigente. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Durante a reinspeção no estabelecimento frigorífico, foram inutilizados 117,4 kg de produtos cárneos fora da temperatura prevista na legislação. Um auto de infração foi lavrado em função das irregularidades constatadas.

Importância da fiscalização para a segurança sanitária

A fiscalização de trânsito realizada pela Cidasc é fundamental para garantir a segurança alimentar e a conformidade legal no transporte de produtos de origem animal e vegetal. Ações como esta visam impedir a circulação de mercadorias em desacordo com as normas sanitárias, evitando risco à saúde pública e assegurando que os consumidores recebam produtos de qualidade.

“A parceria entre a Cidasc e a Polícia Militar reforça a importância do trabalho conjunto para manter o rigor na fiscalização e promover a conscientização dos transportadores sobre a importância do cumprimento da legislação vigente”, destaca Luís Felipe Sperry Bratti, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500