A produção agrícola conta com o apoio dos engenheiros e engenheiras-agrônomas para alcançar melhores resultados, seja pela orientação técnica ao produtor, pelo trabalho de pesquisa ou pelas atividades de defesa sanitária vegetal. Estas são algumas das atribuições mencionadas no decreto Nº 23.196, que regulamentou a profissão em 12 de outubro de 1933. 

Na Cidasc, há 59 engenheiros-agrônomos em atividade junto ao Departamento Estadual de Defesa Vegetal (Dedev) da companhia. As divisões deste departamento se dedicam a atividades como o monitoramento e controle de pragas que possam afetar a produção agrícola e a fiscalização de insumos agrícolas. 

Além disso, a Cidasc é responsável pelo Programa Estadual de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos, que analisa amostras de hortifrutigranjeiros para garantir alimento seguro aos catarinenses. O índice de amostras em conformidade é de cerca de 90%: são consideradas conformes aquelas que não apresentam resíduos ou que apresentam resíduos abaixo do limite permitido e apenas de produtos autorizados para aquela cultura agrícola. 

Um dos engenheiros-agrônomos que realiza as coletas para análise é Adonyran Carlos Livramento, empregado da Cidasc há 18 anos. Atualmente, ele trabalha na regional de Rio do Sul, onde estão localizadas unidades de produção de mudas cítricas, com capacidade para produzir cerca de um milhão e 800 mil unidades por ano. 

“Esta atividade demanda muito trabalho do engenheiro-agrônomo, pois as mudas devem ser fiscalizadas e monitoradas constantemente para garantirmos a qualidade e sanidade delas”, explica Adonyran Carlos Livramento. A aquisição de mudas certificadas, de viveiros registrados, é uma das principais formas do produtor rural evitar a introdução de pragas nos seus pomares. A sociedade como um todo é beneficiada com este trabalho de defesa sanitária vegetal, porque ele contribui para que haja oferta de alimentos em quantidade e qualidade. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500