Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Blumenau participou do evento de lançamento do Selo de Indicação Geográfica (IG) da Linguiça Blumenau, realizado na segunda-feira, 14 de outubro, na Vila Germânica, em Blumenau. A cerimônia celebrou o reconhecimento nacional do produto, oficializado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que concede às empresas autorizadas o direito ao uso exclusivo do nome Linguiça Blumenau.

Foto: Ascom/Cidasc.

O selo de Indicação Geográfica, uma certificação que reforça o vínculo entre o produto e sua origem geográfica, destaca os processos tradicionais e o valor cultural agregado à produção da linguiça. A partir de agora, somente as empresas da região, que atenderem aos pré-requisitos de produção estipulados pelo registro, poderão produzir e comercializar a autêntica Linguiça Blumenau.

A linguiça, famosa por seu sabor único e qualidade diferenciada, tem suas raízes na tradição trazida por imigrantes alemães, ingredientes que se estabeleceram na região do Alto e Médio Vale do Itajaí, adaptando receitas europeias aos locais. O produto, feito de carne suína pura e defumada, é um símbolo da herança cultural da região.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Atualmente, a produção da Linguiça Blumenau abrange 16 municípios catarinenses do Vale do Itajaí e do Alto Vale do Itajaí, são eles: Gaspar, Blumenau, Pomerode, Timbó, Indaial, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio, e do Alto Vale do Itajaí: Presidente Getúlio, Ibirama, Rio do Sul, Lontras, Aurora, Agronômica e Laurentino. Representando o Cidasc no evento, estavam presentes Ari Schlagenhaufer, o gestor do Departamento Regional de Blumenau, Esthér Elisa Wachholz, responsável regional do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), e Cristiane Aparecida Matukuma, médica-veterinária do SIE de Blumenau.

O reconhecimento da Linguiça Blumenau como produto de Indicação Geográfica é um marco importante para a região, fortalecendo sua identidade cultural e garantindo a valorização de sua produção artesanal e histórica.

+Serviço de Inspeção Estadual (SIE)
Em Santa Catarina, a execução do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é de responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Compete ao Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) coordenar as ações de inspeção, as quais são realizadas atualmente por profissionais graduados em medicina veterinária, vinculados ao SIE, por meio de convênios entre Cidasc e municípios catarinenses ou empresas e cooperativas credenciadas pela Cidasc.

O objetivo do serviço de inspeção é garantir a segurança dos alimentos ao consumidor, através da inspeção ante e post mortem dos animais e da adoção de medidas de controle de todo processo produtivo de alimentos de origem animal. A inspeção atua prevenindo a ocorrência de zoonoses e outras doenças veiculadas pelos alimentos e contribui para a vigilância de doenças relacionadas à sanidade dos animais.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500