A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária da Regional Sul (Fonesa Sul), Celles Regina de Matos, participou nesta sexta-feira, 18 de outubro, de uma reunião em Brasília. O encontro marcou a implantação do Comitê Interfederativo do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde Celles representa os três estados da região Sul.
“A Cidasc representa toda a região Sul em assuntos relacionados à defesa sanitária no campo, inspeção de alimentos e educação sanitária. O Suasa é reconhecido como o SUS da agropecuária, o que demonstra a importância do nosso papel nesse comitê”, destacou Celles Regina Matos.
Durante a reunião, foram discutidas as prioridades para o funcionamento do comitê, incluindo a organização do Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a gestão do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA). “Todas as decisões e encaminhamentos tomados aqui têm impacto em todo o Brasil, e o trabalho será desenvolvido ao longo dos próximos cinco anos”, afirmou a presidente Celles.
Entre os temas discutidos foi observado aporte de recursos importantes pelo Governo do Estado de Santa Catarina, investindo fortemente na área de defesa sanitária, animal, vegetal, e na inspeção de produtos de origem animal, com recursos diferenciados, que impactam na melhoria do serviço levado até a propriedade rural.
Outro ponto importante foi a crescente aproximação da Cidasc com as comunidades, especialmente por meio de programas voltados para crianças e professores das escolas de Ensino Fundamental e do ensino superior. Essa iniciativa tem como objetivo preparar as futuras gerações para a atividade agropecuária, promovendo a fixação do produtor em propriedades rurais estruturadas com características de empresas agrícolas. A presidente da Cidasc também ressaltou o processo de modernização da companhia, com foco em uma gestão homologada às necessidades atuais da agropecuária, considerando as mudanças climáticas, a abertura de novos mercados e a incorporação da inspeção de subprodutos de origem vegetal e bebidas.
+Comitê Interfederativo do Suasa
Além da Cidasc, o Comitê Interfederativo do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) conta com a participação de outras instituições importantes de defesa agropecuária no Brasil, como o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
Esse comitê será responsável por promover um planejamento estratégico nacional na sanidade agropecuária, integrando diferentes regiões e fortalecendo a segurança sanitária e a qualidade dos produtos agropecuários no país.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500