
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) tem se destacado como uma referência na utilização de tecnologias inovadoras para promover a saúde animal, a sanidade vegetal e a segurança dos alimentos. Os profissionais de Tecnologia da Informação, profissão homenageada no dia 19 de outubro, representam um apoio importante para a modernização da defesa agropecuária.
O investimento em informatização vem de longa data, se antecipando às necessidades do público atendido pela empresa. Há dez anos, a Cidasc implementou a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) de forma online, facilitando o acesso ao serviço pelos produtores rurais e tem incorporado mais funcionalidades ao Sigen+ e à plataforma Conecta.

“Os profissionais de TI transformam desafios em soluções inovadoras. Graças ao trabalho destas pessoas, a Cidasc tem sido capaz de implementar tecnologias que otimizam processos, garantem a saúde animal, vegetal e a segurança alimentar, promovendo a sustentabilidade do nosso setor agropecuário”, afirma o gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc, Rosemberg Tartari.
O gestor ressalta que a inovação tem melhorado a eficiência do serviço de defesa agropecuária. Atualmente, médicos-veterinários e engenheiros-agrônomos podem coletar as informações nas atividades de campo utilizando tablets, transmitidas ao banco de dados da companhia automaticamente assim que o aparelho se conecta à internet.


A plataforma Conecta Cidasc, desenvolvida em parceria com o Icasa e a Granter, foi projetada para que os dados estivessem disponíveis praticamente em tempo real. Desta forma, a área técnica tem informações mais fidedignas sobre a produção agropecuária e tem uma melhor capacidade de resposta diante de qualquer situação relacionada à sanidade animal ou vegetal.
Além disso, a área de Tecnologia da Informação é vital para o desenvolvimento das atividades administrativas, otimizando o tempo de profissionais dedicados a outras tarefas, como gestão de pessoal, e aprimorando o controle do uso do patrimônio público.
“Na atualidade, não existe empresa forte sem uma estrutura de tecnologia robusta. Precisamos trazer a gestão baseada em informação para dentro da administração pública, gerando transparência, alinhamento estratégico, eficiência e qualidade do serviço prestado à sociedade” ressalta a diretora de Planejamento e Inovação, Camila Bolfe.
Em 2024, foram investidos até o momento, R$ 4,3 milhões em manutenção e melhoria de sistemas, além de aquisição de equipamentos de TI. Entre os investimentos estão: reestruturação de infraestrutura com a atualização de equipamentos como firewall, switches, servidores, roteadores para garantir melhor segurança e integridade nos acessos, rede, dados e sistemas da empresa; além de modernização de sistemas, paineis de inteligência (Business Intelligence), integração de dados e virtualização de servidores.
Neste dia 19 de outubro, deixamos nosso muito obrigado aos profissionais de TI que nos possibilitam aprimorar a prestação de serviços à sociedade catarinense.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500