De acordo com a Organização Mundial de Saúde, autocuidado é como cada pessoa estabelece medidas de atenção com a própria saúde, física e mental. O assunto foi abordado pela psicóloga Mariana Effting de Souza Schmitz, do Sesi Saúde, em palestra para os colaboradores da Cidasc nesta segunda-feira, 21 de outubro. Dezenas de empregados acompanharam a atividade presencialmente, na sede da Fiesc, em Florianópolis, e as equipes do interior, assistiram e interagiram virtualmente.
A psicóloga apresentou os sete pilares básicos do autocuidado: se informar sobre saúde, conhecer-se, praticar exercícios, alimentar-se de forma saudável, abandonar maus hábitos, ter hábitos de higiene e usar corretamente medicamentos. Ela sugeriu iniciar pelo autoconhecimento, identificando quais ações funcionam melhor na própria rotina para trazer bem estar.
Uma das dinâmicas propostas na palestra foi o bingo do autocuidado, em que cada participante foi convidado a pensar se praticava ações como pedir ajuda, ter contato com a natureza, ler um livro ou conversar com amigos. A palestrante também recomendou atenção ao uso do celular, para que ele não tire a concentração de outras atividades ou consuma o tempo de lazer.
As medidas podem ser implementadas gradativamente. Uma pesquisa apontou que pessoas que dedicaram dez minutos diários para o autocuidado reduziram a percepção de esgotamento no dia seguinte. Outra recomendação trazida na palestra foi diversificar as atividades conforme o tipo de energia que elas exigem: uma pessoa que realiza tarefas que demandam esforço mental pode encontrar mais equilíbrio adotando alguma atividade física como hobby, por exemplo.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom