A cidade de Urubici, na Serra Catarinense, foi palco de um treinamento teórico e prático sobre Detecção Precoce e Resposta Rápida, parte do Plano de Ação Territorial (PAT) Planalto Sul. O evento, nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, foi realizado na Câmara de Vereadores de Urubici, contou com uma atividade prática no Parque Nacional de São Joaquim e reuniu órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Estado do Rio Grande do Sul. O treinamento foi ministrado pela engenheira florestal Silvia Ziller, do Instituto Hórus.
Representando a Cidasc, o médico-veterinário Joel Gilberto Bialkowski, do Departamento Regional da Cidasc em Lages, esteve presente para participar das atividades que visam fortalecer as ações de conservação no território do Planalto Sul.
O Plano de Ação Territorial (PAT) Planalto Sul é uma ferramenta de conservação de espécies ameaçadas de extinção, baseada em uma gestão participativa com abordagem territorial. Ele faz parte do Projeto Global Environment Facility (GEF), conhecido no Brasil como Fundo Global para o Meio Ambiente, por meio da iniciativa Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas e para Espécies Exóticas Invasoras. O objetivo central do projeto é minimizar os riscos sobre espécies ameaçadas, especialmente aquelas criticamente ameaçadas e que não estão protegidas em unidades de conservação ou em outros Planos de Ação Nacional (PAN).
Entre as ações prioritárias do PAT Planalto Sul, está o combate a espécies exóticas invasoras, como o javali e o cervo Axis Axis, que representam uma ameaça à biodiversidade local. O treinamento realizado em Urubici é parte fundamental desse esforço contínuo de conservação e resposta rápida, reforçando a colaboração entre instituições ambientais e promovendo a proteção das espécies ameaçadas na região.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500