Foto: Departamento Regional da Cidasc de Videira.

A Escola Básica Municipal (EBM) Maria Luiza Ozório Zummer, localizada na comunidade Passo da Felicidade, interior de Tangará, foi palco da formação dos 13 alunos participantes do Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) em 2024, na manhã do dia 06 de dezembro. O evento contou com a presença da Secretária de Educação, Luciana de Fátima dos Santos, da diretora-geral, da professora Adiles Bevilacqua, da diretora pedagógica, da professora Zenilda Zuconelli, e da professora Gabriela Spolti Zornitta, responsável pela turma de formandos. 

O técnico-agrícola do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Videira, Cleiton Júnior Ribeiro Lazzari, representou a companhia, e colabora com os responsáveis dos projetos em todas as cidades onde o projeto está implementado, no âmbito do Departamento Regional da Cidasc de Videira, enquanto as médicas-veterinárias Rosita Jung Brancher e Bianca Souza Rodrigues representaram o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa).

Embora não tenha participado da cerimônia por estar em licença-maternidade, a médica-veterinária da Cidasc, Alice Bogoni Demori, responsável pela condução do projeto na escola, foi lembrada com carinho por todos os presentes, especialmente pelos alunos, pelo seu comprometimento em levar as atividades até o encerramento do ano letivo.

O Projeto Sanitarista Junior busca promover a conscientização de jovens sobre práticas de defesa sanitária agropecuária, com atividades educativas que destacam a importância da biosseguridade, da saúde animal e vegetal e da produção sustentável.

Durante a formação, foram entregues certificados aos alunos, confirmando o envolvimento e a dedicação demonstrada ao longo do ano. “O aprendizado adquirido pelos estudantes é um investimento no futuro da nossa comunidade e na sustentabilidade do meio rural”, destacou a Secretária de Educação.

O evento reforçou o compromisso da Cidasc e dos parceiros em fortalecer a educação sanitária e aproximar as novas gerações dos temas relacionados à agropecuária e à saúde pública.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: diegogindri@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500