
O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Tubarão deu início, no dia 18 de fevereiro, às atividades do Projeto Sanitarista Junior do ano de 2025. A primeira ação foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica São Tarcísio, localizada no município de São Bonifácio. O evento representou um importante passo na conscientização sobre a Defesa Agropecuária em Santa Catarina, alinhando-se às diretrizes do Departamento de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc.

Durante a cerimônia, a escola recebeu a Placa de Escola Parceira, entregue à diretora Márcia Dircksen Schneider, em reconhecimento ao seu apoio e entusiasmo com o projeto. A programação iniciou com a apresentação do vídeo institucional da Cidasc, destacando sua missão, visão e o papel essencial na preservação da sanidade animal e vegetal no Estado.
As atividades contaram com a participação da médica-veterinária Melânia Salete Schmitt, da engenheira-agrônoma Luísa Soares Caetano, do auxiliar Jair Álvaro Alves e do professor de ciências Diego. Juntos, compartilharam conhecimentos fundamentais sobre a importância da defesa agropecuária, promovendo reflexões e despertando o interesse dos estudantes. O projeto também contará com o apoio da médica-veterinária Amanda Gouvêa Alcântara, do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).
O Projeto Sanitarista Junior é uma iniciativa que visa aproximar os jovens das práticas agropecuárias, incentivando a formação de cidadãos conscientes e preparados para atuar na proteção da saúde animal, vegetal e na segurança dos alimentos.

Segundo o gestor regional da Cidasc de Tubarão, Henrique da Silva Correa, há o objetivo de expandir as atividades educativas tanto em escolas infantis, quanto em universidades, por meio do Projeto Sanitarista Acadêmico, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa. “Estão em andamento tratativas para a continuidade do projeto em Anitápolis e a implantação em Rio Fortuna, fortalecendo ainda mais a educação sanitária na região”, destaca Correa.

O Departamento Regional de Tubarão também reforça suas parcerias institucionais com as universidades Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Univinte, visando fortalecer a educação sanitária ao nível acadêmico e engajar futuros profissionais da área agropecuária.
Colaboração: Helio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.
O Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Cidasc, visa aproximar crianças e os jovens do campo das práticas de defesa agropecuária, reforçando a importância do conhecimento sobre biosseguridade, prevenção de doenças e boas práticas agropecuárias. Além disso, os estudantes aprenderam sobre a inspeção dos produtos de origem animal, boas práticas na manipulação dos alimentos e prevenção de doenças transmitidas por alimentos. A iniciativa se consolida como um instrumento essencial para a formação de futuros sanitaristas e promotores da saúde agropecuária catarinense.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc, pelo e-mail: desan@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500