
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) entregou, nesta sexta-feira (21/03), o Selo de Conformidade Cidasc (SCC) à Cooperativa Juriti, em Massaranduba. O SCC é uma certificação de conformidade de processo, que indica que a empresa implementou com sucesso o Programa de Gestão da Segurança dos Alimentos. A certificação atesta que a cooperativa segue padrões rígidos de controle de processos, qualidade e normas sanitárias, assegurando a produção de alimentos seguros para o consumidor.
Ao receber o SCC, as empresas podem incorporá-lo ao design de suas embalagens e materiais promocionais, demonstrando aos consumidores que seus produtos seguem elevados padrões de higiene e qualidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença de representantes da Cooperativa Juriti: Orlando Giovanella, presidente; Edelar Carlos Conzati, vice-presidente; Silvério Orzechowski, superintendente; Leomar Eger, gestor de operações industriais; Francisco Pawlak, diretor administrativo/financeiro; Willian Odorizzi, engenheiro-agrônomo RT; Ângela Karina H. de A. Gomes, coordenadora de qualidade; e da Cidasc: Alexandre Mees, gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev); Oscar Olívio de Faria Junior, gestor regional da Cidasc de Joinville; Thiago dos Santos Borghezan, gestor estadual da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov); Valdirene R. Bizolo Sommer, técnica-agrícola e consultora do SCC; Odair José Mantoanelli, técnico-agrícola e consultor do SCC.
Os técnicos Valdirene R. Bizolo Sommer e Odair José Mantoanelli foram os responsáveis pela implementação do Selo de Conformidade Cidasc na Cooperativa Juriti. O processo também contou com a participação do Auditor do SCC, Adinãn Pereira, e do gestor da Dipov, Thiago dos Santos Borghezan, que avaliaram, por meio de auditoria, a conformidade dos processos com os padrões exigidos para a certificação.

Valdirene usou a palavra e destacou que “a conquista do Selo de Conformidade Cidasc é apenas uma etapa de um processo contínuo, que precisa ser renovado a cada seis meses. Afinal, não é um processo simples, é necessário o envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores em todas as etapas dos processos, desde a diretoria aos produtores e fornecedores de matéria-prima. Porque um dos grandes desafios no controle de processos do arroz é a rastreabilidade, considerando as características da região, tamanho das áreas de cultivo por associado na região, entrega e armazenamento, de forma que no mesmo silo são armazenados lotes de diversos produtores em datas diferentes de colheitas”, comentou Valdirene.
Compromisso com a qualidade
A Cooperativa Juriti tem como principal atividade o beneficiamento do arroz, que envolve as etapas de secagem, armazenamento, beneficiamento e comercialização da produção recebida dos seus associados. Além disso, possui uma loja agropecuária com mais de 8 mil itens, atendendo associados e a comunidade em geral.
Desde sua fundação, na década de 1960, a cooperativa tem como filosofia o crescimento social dos seus associados e colaboradores, promovendo desenvolvimento técnico e econômico por meio de programas de melhoria da qualidade de vida, proteção ao meio ambiente e capacitação.

O presidente da Juriti, Orlando Giovanella, celebrou a conquista do selo “receber o Selo de Conformidade Cidasc é um marco para a nossa cooperativa, reforça o nosso compromisso com a segurança e a qualidade dos produtos que oferecemos ao mercado”, destaca Giovanella.
O gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) da Cidasc, Alexandre Mees, destacou a importância da certificação. “O Selo de Conformidade Cidasc é um diferencial competitivo para as empresas que buscam excelência na produção de alimentos, garantindo a segurança dos alimentos e o cumprimento das normas sanitárias”, frisa Mees.



+Selo de Conformidade Cidasc (SCC): garantia de qualidade e segurança
Criado em 2015, o Selo de Conformidade Cidasc (SCC) já beneficiou diversas empresas do setor agroindustrial, promovendo a adoção de boas práticas de produção e garantindo a segurança dos alimentos. Empresas que atuam na produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano podem aderir ao programa. Entre os produtos elegíveis estão grãos, farinhas, frutas, geleias e conservas.
Os produtos certificados com o SCC destacam-se no mercado ao assegurar que seguem padrões rigorosos de qualidade e segurança, sendo comercializados em todo o Brasil e em 25 países. Além disso, as empresas certificadas passam por auditorias periódicas para garantir a manutenção das boas práticas após a obtenção do selo.
Para saber mais sobre o processo de certificação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) e como ele pode agregar valor ao seu negócio, acesse o site da Cidasc e confira todas as informações.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500