O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), através do Ofício nº 867/2013/CCO, solicitou esclarecimentos à CIDASC sobre as medidas de manejo adotas pelo estado para controle de Helicoverpa armigera.

A preocupação do MPSC está baseada possível liberação do agrotóxico Benzoato de Emamectina para controle da lagarta, como aconteceu em outros estados brasileiros.

Contudo, a CIDASC respondeu através do Ofício nº 0015/GAB, que iniciou o levantamento para detecção da praga em outubro de 2013 e logo após a sua identificação oficial, ampliaram-se os pontos de identificação para entender melhor a dinâmica populacional da H. armigera, ao mesmo passo que criou um Comitê Técnico Estadual para acompanhar a evolução da Praga no Estado e disponibilizou um link online com informações da praga no estado para informar produtores, técnicos e demais interessados.

No mesmo ofício a CIDASC coloca que seu esforço vai no sentido de controlar a praga sem ser necessário declarar estado de emergência fitossanitária.

Texto: Anna Cristina Xavier