O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a estrutura organizacional criada para gerir e garantir a Qualidade, os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as responsabilidades estabelecidas. O SGQ deve ser documentado e formalizado através do Manual da Qualidade, devendo incluir os elementos que identifiquem claramente a forma de gestão que possa ter influência na Qualidade do produto ou serviço finais.
A norma NP EN ISO 9001:2008 estabelece que a organização deve:
- Identificar os processos necessários para o SGQ e para a sua aplicação em toda a organização;
- Determinar a sequência e interação dos processos;
- Determinar critérios e métodos necessários para assegurar que, tanto a operação, como o controlo dos processos são eficazes;
- Assegurar a disponibilidade de recursos e de informação necessários, para suportar a operação e a monitorização dos processos;
- Monitorizar, medir e analisar os processos;
- Implementar ações necessárias para atingir os resultados planeados e a melhoria contínua dos processos
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Escritório de Processos
O escritório de processos é uma estrutura criada com o propósito de organizar e gerenciar o processo de mapeamento, análise e redesenho de processos, assim como de organizar e publicar a documentação relacionada com os processos e qualidade. Apresentamos a seguir uma animação que procura demonstrar a dinâmica relacionada com o processo de análise e melhoria de processos.
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Documentos
Glossários técnicos:
Arquivos Modelos Microsoft Visio para Desenhar os Fluxos
Abaixo as siglas que representam os documentos utilizados:
MSQ – Manual do Sistema de Gestão da Qualidade
PGQ – Procedimento de Gestão da Qualidade
POPFUN – Procedimento Sistêmico
POPADM – Procedimento Operacional Padrão Administrativo
FRM – Formulário
FLX – Fluxograma
Os formatos utilizados são:
.doc (Microsoft Word ou BrOffice Writer): documentos para elaboração e validação
.pdf (Adobe Acrobat Reader): para leitura dos POPs
.vsd (Microsoft Visio): fluxogramas
.vss (Microsoft Visio): lista de formas favoritas